quinta-feira, 8 de abril de 2010

A importância das Ciências auxiliares da História

Olá Pessoal,

O trabalho de produção histórica é realmente muito complexo, exigindo que o historiador busque a ajuda de outras ciências,como por exemplo, a Arqueologia, a Paleontologia, a Geografia, a Heráldica, a Numismática e a Espeleologia.  Estas são chamadas de Ciências auxiliares da História.
Que tal aprendermos um pouco sobre estas ciências? Então, vamos lá! No decorrer da leitura desta postagem você encontrará as orientações para sua atividade de pesquisa. Não se esqueça de registrar tudo em seu caderno.

Aproveitando os nossos estudos sobre os povos primitivos, gostaria de apresentar a vocês um pouco do trabalho feito pelos arqueólogos, pois, é através dos trabalhos desenvolvidos por eles que podemos conhecer melhor o passado.

A arqueologia é uma ciência que auxilia a História, ao recuperar informações importantíssimas para a compreenssão do modo de viver de comunidades primitivas, como a dos povos que habitaram o Brasil no passado distante, por exemplo.

Usando o menu no lado direito da página, acesse os links Recreio on line, Ciência Hoje das Crianças e conheça a arqueologia brasileira. Pesquise sobre a origem da Arqueologia e da Paleontologia. Lá vocês encontarão outros artigos muito legais sobre estes temas.



Pintura Rupestre encontrada no sítio arqueológico de São Raimundo Nonato/Piauí/Brasil

"Os arqueólogos são verdadeiros detetives. Investigam pistas para entender e explicar coisas que aconteceram há muito tempo."

Arqueólogos trabalhando em síto arqueológico:
Lagoa Santa/Minas Gerais/Brasil


A Paleontologia é também uma ciência auxiliar da História. Saiba como esta ciência chegou ao Brasil lendo o texto abaixo.

O dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos. Depois do encontro casual com o conterrâneo Peter Claussen, Lund fixou residência em Lagoa Santa (MG). Nas cavernas da região, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro -- o mais recente na escala geológica -- numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência. Lund descobriu também ossadas do chamado 'homem de Lagoa Santa', que puseram em xeque uma série de pressupostos aceitos pela então incipiente paleontologia.

Para saber mais sobre este paleontólogo dinamarquês
clique aqui

Assista um vídeo sobre Peter Lund, clicando no link abaixo:
O estudo da Geografia também é muito importante. Vamos saber mais sobre esta ciência?
Então, vá até o menu e acesse o link conceito de Geografia. Lá você terá informações esclarecedoras sobre este tema. Você também deve acessar o link Canal Kids. Quando abrir a, digite a palavra Geografia na caixa de busca presente na parte inferior página. A partir daí é com você, muitas informações estarão disponíveis, selecione as que achar mais interessantes e registre em seu caderno. Aproveite e viaje pelo site, tem outras informações interessantes, você vai gostar.



Você já deve ter assistido algum filme sobre cavaleiros medievais, e deve ter notado que eles usavam, além da armadura e espadas, um escudo cheio de símbolos. Estes símbolos são chamados de brasões. A ciência que estuda estes símbolos é a Heráldica. Acesse no menu o link Heráldica e saiba mais sobre esta ciência.











A Numismática é ligada ao estudo das moedas. Click AQUI e busque informações sobre esta ciência. Não se esqueça, basta ir até ao menu.








Você já deve ter visitado alguma gruta. Se isso ainda não aconteceu, você está convidado para uma visita virtual. As grutas são o ambiente de trabalho dos Espeleólogos. Conheça o trabalho destes profissionais clicando aqui




Abraços,
Licínio.

18 comentários:

Thyago Henrique disse...

THYAGO >

OLÁ galera, tudio belê.....a parada é q eu gotei d+++ de entrar no canal kids......por issss q eu to falanu dessss jeito, morô????

t+ manos!!!!!

Licínio disse...

Oi Thyago,
que bom que você gostou do CanalKids, acesse mais vezes.
[]s

Thyago Henrique disse...

OLÁ GALERINHA!!! Gostei muito mesmo do trabalho e espero que o lícinio faça a roda que ele fez da outra vez, pois foi muito bom comentar lá, em grupo..........gostaria que todos os trabalhos do blog fossem assim........ t+++ galerinha!!!!!

30 de Abril de 2008 06:39

Ex-Men disse...

E ai pessoal crie um blog pra mim entra la é do Ex-men oi licio manda o negocio ki a gente ia lê!!

Bjok moraram tcahuuuuuuu(xau)

INCOMENTAVEL(ALGUEM KI MANDO)

gabriel disse...

!!OLA GALEERA!!
Aqui quem fala é o Gabriel.
Gostei muito do site "AMBIENTE BRASIL"Pude observar que devemos preservar a fauna e a flora.
Vamos concientizar toda a galeeera!

<(folo galera)>.

Licínio disse...

É isso aí Gabriel...a natureza é a nossa morada, dos seres humanas e todas as outras formas de vida existentes no planeta Terra.
Abraço.

JOW disse...

Licinio gostei muito da atividade , mas gostaria de saber se a biologia e a geologia sao tambem umas das ciencias auxiliares da história ,porem eu nao escrevi muito na atividade do Peter W.Lund ,porque ja pesquisamos sobre ele .OK ?!

=/

Licínio disse...

Oi João,
sim, estas ciências também auxiliam a História. Não há problema em escrevfer pouco sobre Peter Lund.
Abraço.

Unknown disse...

Licinio, obrigada por dar mais tempo para fazermos a pesquisa. Fazendo de pouquinmho em pouquinho consegui terminar, agora só vou pesquisar sobre Serranópolis e 5 feira vou na biblioteca fazer o foolder. Bjs Duda! 5 série

Licínio disse...

Oi Duda...
espero que a pesquisa tenha proporcionado a todos novos conhecimentos.
Até quinta então...:)
Abração.

Unknown disse...

oi licineo eu fui fazendo as pesquisas de pouco as pucos e consegui terminar hoje e u escrevi pouco sobre peter lund falou?
beijos bella

Licínio disse...

Sem problemas Isabella.
Até mais tarde.
Abraços.

Anônimo disse...

é tão bom quando os professores não gritam e huilham os alun e sim lhe passa um site

Licínio disse...

Oi anônimo,
uma aula não pode se basear apenas em sites, ele é apenas mais um recurso para facilitar o aprendizado dos alunos e mantê-los mais interessados com o conteúdo estudado.
Torço para que você tenha um bom relacionamento com seus professores.
Espero ter sua visita mais vezes.
Abraço.

Anônimo disse...

po gostei muito

Licínio disse...

Olá,
agradecemos a sua visita e ficamos felizes por ter gostado de nossa postagem.
Abraço.

Unknown disse...

Vc esqueceu de colocar o link do Numismática!Gostei muito,e me ajudou basatnte!

Licínio disse...

Oi Grabriela,
seja bem vinda.
Vou providenciar um link legal.
Abraço.