terça-feira, 9 de março de 2010

Parque Nacional da Serra da Capivara

Olá turma,

Quero apresentar a vocês o PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, localizado no estado do Piauí, região nordeste do Brasil. Lá se encontra um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Podemos encontrar neste parque os vestígios mais antigo da presença do homem nas Américas.

Saiba um pouco mais sobre o parque lendo o texto abaixo.


"O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí, entre as coordenadas 8º 26' 50" e 8º 54' 23" de latitude sul e 42º 19' 47" e 42º 45' 51" de longitude oeste. Ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros.
Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.
É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.
O parque nacional foi fundado graças em grande parte ao trabalho da arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque."

FONTE: Wikepedia

Assista aos vídeos abaixo e conheça um pouco mais sobre o Parque da Serra da Capivara 





Agora, vamos conhecer o site da Fundação Museu do Homem Americano, responsável pelo parque. Neste site você vai pesquisar sobre os sítios arqueológicos existentes no parque, as pinturas rupestres e a paleontologia clicando AQUI.
Anote o que achar mais importante em seu caderno. Conversaremos sobre esta postagem em sala de aula. Boas pesquisas!
Abraços.

Licínio

8 comentários:

Unknown disse...

Bem, eu vou gostar muitississíssimo de aprender sobre as pinturas rupestres e os sítios arqueologicos do Brasil e principalmente do nosso estado, Minas Gerais. Estou gostando muito de trabalhar com esse blog, ele tem tudo o que precisamos para a pesquisa. Agora pesquisar para a 5 série não é ter trabalho para encontrar fontes de pesquisas, e sim aprender! Bjs

Licínio disse...

Oi Duda (Gil ou Lopes?rsrs).
O Parque Nacional da Serra da Capivara é maravilhoso, um verdadeiro museu a céu aberto.
Admiro muito sua vontade de aprender, continue sempre assim.
Vou continuar postando sobre assuntos referentes aos nossos estudos, use sua curiosidade e tire o máximo de proveito.
Abração.

Unknown disse...

oi licineo eu ja fiz sobre as pinturas ruprestes e gostei muito dos videos e agora so falta sobre a serra da capivara
abraço
isabella

lucas disse...

muito legal essa pesquisa,gostei.

Licínio disse...

Oi Lucas,
o Parque Nacional da Serra da Capivara é um lugar fascinate.
Abraço.

Licínio disse...

Oi Isabella,
os vídeos são muito legais mesmo. segunda feira conversaremos mais sobre a pesquisa.
Abraço.

Unknown disse...

eu tambem amei os outros vieos e ja fiz as pesquisas agora eu posso descançar
beijos e amei
ate a proxima pesquisa
isabella

Licínio disse...

Legal Isabella.
Abraços.